Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

PARA REFLETIR


PRÁTICA PEDAGÓGICA

Já parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado ?
 
A idéia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.

Mas, o que deu errado? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.
 
 
 Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:

01. jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso,

02. a aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender,

03. não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração,

04. jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas,

05. não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.

06. nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”

07. jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder

08. evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da “decoreba”.
 

Aula Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo, é quando o professor:

01. elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno

02. promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos

03. mostra paixão e vibração em suas aulas

04. diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino

05. traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.

06. faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo

07. tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar

08. mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações

09. tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos

10. por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil
 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

AGRADECIMENTOS

É com um grande sorisso no rosto e com o coração transbordando de satisfação que  publico este post para agradecer todos os e-mail e comentários que têm chegado até nós.
 
Quando criei este blog em 2011, não imaginava a dimensão que ele tomaria em tão pouco tempo. Minha intenção era apenas manter contato com os professores da minha cidade e dos município que fazem parte da jurisdição da SRE - Curvelo. E logo depois, veio minha parceira Tatiane que muito tem contribuido, e  posso dizer que realmente veio para somar!

Hoje, quando abro a caixa de e-mail e vejo a diversidade de lugares e de profissionais, fico maravilhada! Nunca imaginei que as atividades e avaliações que criamos estaria sendo útil em Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e sem falar nos diversos lugares de Minas Gerais.

Cada elogio e cada caso de professores e escolas que recebemos nos contando que têm utilizado nosso material e que têm recebido um resposta positiva, é uma injeção de ânimo para cada dia mais continuarmos persistindo rumo a uma educação melhor e de qualidade para nosso alunos, sejam eles de onde for. Sabemos que os desafios são enormes, e que muitas vezes representamos uma gotinha no oceano, mas que sejamos aquela gotinha que vai fazer a diferença!

Muito Obrigada, e continuem mandando e-mails! É um prazer receber e responder a cada um.

Isabella Siqueira
 
 

OBS: Neste espaço circulado em vermelho, que se encontra na parte superior da página, ao clicar nele, vocês encontram os nossos e-mails e telefones para contato. Só relembrando... não postamos nenhum gabarito das atividades de ensino. Mas temos todos eles, é só mandar um e-mail se identificando que logo em seguida encaminharemos o anexo. Ah, mandem os e-mails com seus nomes, as escolas que trabalham e de qual cidade vocês são... vamos tornar essas distâncias mais próximas! =)