Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

GINCANA PARA VOCÊ APRENDER

Olá educadores,

Nessa reta final resolvemos trabalhar com os alunos através de atividades mais dinâmicas e lúdicas e contei com a parceria do Analista de Língua Inglesa William Silva de Paula na criação. 

Montamos uma Gincana de Língua Portuguesa com vários itens de acordo com a Matriz de Referência do SIMAVE. O público alvo dessa Gincana são os alunos do 9º ano, mas dependendo da turma pode ser aplicada no 8º ou 1º ano do Ensino Médio. 

Sugerimos aos professores trabalhá-la de duas maneiras:
1ª - Divide-se os alunos em grupos de no máximo 5 alunos, o professor exibe os slides no datashow contendo as questões e dependendo do nível das questões (fácil, médio, difícil) estipula-se um tempo que pode ser 30 seg., 1 min. e 1 min. 30 seg., respectivamente. No final, os gabaritos são trocados e o grupo adversário corrige e conta o número de acertos. "Ganha" quem acertar o maior número de questões. Após a correção, voltar e rever questão por questão com os alunos para tirar as dúvidas e fixar as habilidades.
2ª -  Divide-se os alunos em grupos de no máximo 5 alunos, o professor exibe os slides no datashow contendo as questões. Faz-se um sorteio para decidir a ordem dos grupos, após isso, o primeiro grupo inicia respondendo a primeira questão, se acertar; marca ponto, se errar o professor pergunta se algum outro grupo saber a resposta, se souber ganha meio ponto e assim por diante. Da mesma forma, "ganha" quem acertar o maior número de questões. Dessa forma o professor não precisa voltar e rever questão por questão com os alunos para tirar as dúvidas e fixar as habilidades, pode fazer isso a cada questão, antes de passar para a seguinte.

O gabarito da Gincana será enviado para quem solicitar através dos e-mails disponíveis em Contatos. Não se esqueçam de enviar seus dados conforme já explicamos em postagens anteriores.

Aproveitem e se divirtam!!!

Gincana de Língua Portuguesa

Tabela para alunos


domingo, 11 de agosto de 2013

LIVRO DIDÁTICO

               A maioria dos professores ficam em dúvida na hora de escolher o livro didático. E com razão, é um momento muito importante e que fará parte do cotidianos dos alunos por três anos. Esse ano recebemos algumas coleções e analisamos durante esse período de férias. Alguns mudaram apenas a "embalagem" outros melhoraram o conteúdo, mas nunca encontraremos um livro perfeito, que vá seguir totalmente o nosso CBC de Minas Gerais. Como já explicamos em Capacitações o livro didático é nacional, faz parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e sendo assim, sempre vai deixar alguma coisa a desejar para algum Estado. Ele precisa ser suporte e não um guia.

               A coleção que achamos mais completa é Vontade de Saber Português das autoras Rosimeire Alves e Tatiane Brugnerotto. Nela, encontramos os gêneros textuais mais abordados, a gramática contextualizada em muitos pontos e um início de Sequência Didática em cada capítulo, com questões voltadas para as habilidades. 

               Fica aí a tarefa de casa para vocês: é preciso analisar, completar a Sequência Didática com outros textos e adaptar a gramática ao gênero trabalhado. Estudem com carinho o livro didático, ele pode ser um excelente suporte, se soubermos utilizar!




quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS II

Olá pessoal! Demoramos, mas finalmente estamos postando a primeira parte das Sequências Didáticas. Dessa vez, caprichamos mais. Cada gênero tem no mínimo três textos, cada questão contempla uma habilidade do CBC de Minas Gerais e cada sequência tem uma produção textual inicial e uma final.
Os gêneros abordados foram: Conto de Fadas/Maravilhoso, Conto de Terror/Horror, Mito e Lenda.

Quem se interessar pelo gabarito é só enviar um e-mail solicitando; dizendo o nome, lugar onde mora e escola ou instituição que trabalha. A novidade é que o gabarito vem várias sugestões para trabalhar além dos textos, contextualizando sempre com a realidade.

Espero gostem!!! Abraço.



Sequências Didáticas II

terça-feira, 30 de julho de 2013

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS

Início do segundo Semestre, é hora de avaliar e planejar. As avaliações diagnósticas, como já orientamos podem ser aplicadas a qualquer momento no decorrer do ano letivo, porém em dois momentos elas são essenciais e não podemos deixar de aplicá-las: no início de cada Semestre.

Para auxiliá-los, elaboramos uma avaliação diagnóstica para cada ano. As avaliações de 6º ao 8º ano, têm 15 questões contemplando os descritores e a do 9º ano contém os 23 descritores da Matriz de Referência do PROEB. Não se esqueçam de que após a avaliação é necessário planejar e intervir para a consolidação das habilidades em defasagem.

Façam bom proveito!














segunda-feira, 15 de julho de 2013

CAPACITAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nos dias 10, 11, 18 e 19 de Junho realizamos a  2ª Capacitação de Língua Portuguesa de 2013. Dessa vez, reunimos todos os professores de 6º ao 9º ano. Foram momentos de bastante estudo e reflexão sobre pontos importante dentro da nossa disciplina: o prazer pela leitura, o uso do livro didático como recurso e não como guia e sobre a Sequência Didática dos gêneros textuais. Agradeçemos a presença de todos, a participação de vocês foi essencial. Abaixo segue anexo todo material apresentado durante a Capacitação e as fotos. Abraço a todos e até a próxima!



Material da Capacitação




segunda-feira, 8 de julho de 2013

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS

Nos dias 16 a 19 de Abril realizamos a  1ª Capacitação de Língua Portuguesa de 2013. Pela primeira vez, capacitamos especialistas e professores juntos e foi uma experiência muito proveitosa. Como sempre,tentamos atender as expectativas e as sugestões dos professores que participaram da última capacitação do ano passado e o resultado foi um encontro mais diversificado e como estamos recebendo muitos profissionais que entraram agora no Estado foi preciso rever alguns conceitos e metodologias de trabalho. Agradeçemos a presença de todos, a participação de vocês foi essencial. Abaixo segue anexo todo material apresentado durante a Capacitação e as fotos. Abraço a todos e até a próxima!



Material da Capacitação

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível,
e de repente você estará fazendo o impossível"
São Francisco de Assis



            Já postamos aqui no blog as avaliações diagnósticas, modelos de Planejamento Bimestral e modelo de Plano de Aula. Cada um deles são passos importantes para chegarmos a Intervenção Pedagógica. Após aplicar as avaliações diagnósticas, muitos professores ficam perdidos, sem saber o que fazer depois. Muitas vezes apenas refazem a avaliação e dão uma nota. Mas nós sabemos que não pode ser só isso.
           
           Enquanto professor, eu preciso saber o que o meu aluno sabe e o que ele não sabe individualmente, pois cada ser humano é ímpar. Sendo assim, preciso conhecer meu aluno e a avaliação diagnóstica me dá esse conhecimento. A partir disso, conhecendo (nominalmente) quem não sabe A, X e Y eu tenho condições de intervir e trabalhar com aqueles alunos que precisam mais de mim. Seja através de monitoria, seja contando com a ajuda de um professor excedente, seja contando com a ajuda do professor de uso de biblioteca ou mesmo do especialista, é importante tirar um tempo para reforçar essas habilidades apenas com os alunos não consolidaram determinada habilidade, pois se eu faço isso com a turma toda pode gerar desinteresse e indisciplina naqueles que já consolidaram essa determinada habilidade e se sentirá desmotivado.
            Como trabalhar com a Intervenção? Primeiramente preciso fazer um Mapa ou Tabulação dos resultados, neste mapa coloco o nome dos alunos, as questões que os alunos erraram de uma cor ou com um símbolo e as questões que os alunos acertaram com cor ou símbolo diferente. Por esse mapa visualizo claramente aqueles habilidade que não foi consolidada, quem são os alunos que não acertaram essa questão e muitas coisas que deixaremos para outro post. =)
Vamos nos ater ao Plano de Intervenção, após visualizar quem são esses alunos pelo mapeamento e qual habilidade que ele tem dificuldade, agrupamos eles por habilidade não consolidada; exemplo: pelo mapa verifiquei que muitos alunos erraram o D2 (localizar informação explícita em um texto) e que os alunos foram Pedro, João, Alice, Márcia, Karla, Lucas, Amanda, Luciana, José Augusto, Arthur e Sabrina. Após conhecer moninalmente os alunos, qual a dificuldade eu monto um Plano com dia específico para trabalhar essa dificuldade.
                Pode parecer complicado, mas na prática não é. E pode acreditar o resultado será excelente!

         Segue em anexo o modelo para Mapear ou Tabular os resultados, um modelo de Plano de Intervenção Pedagógica e  duas apostilas do NAME (Núcleo de Apoio a Municipalização do Ensino) uma do 5º ano, mas que pode ser utilizado no 6º e 7º anos e outra do 9º ano que pode ser utilizada também no 8º ano. Essas apostilas contém um exemplo + cinco questões referentes a um mesmo descritor, na apostila vocês irão encontrar os descritores do SAEB, que vão se diferenciar dos nossos descritores apenas pelo número. Exemplo: no PROEB, o D2 que citamos acima, corresponde ao D1 no SAEB. Essas apostilas podem e devem ser utilizadas para a Intervenção pois contém várias atividades de cada descritor e vem primeiramente a de Matemática, a partir da página 97 vem a apostila de Língua Portuguesa. Aproveitem o material!
  

            Para que não conhece, o SAEB é o Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares:A primeira, denominada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo. A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb. As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.